Três décadas atrás os Animais desta pequena Quinta revoltaram-se e lutaram pelo direito de serem livres.
Três décadas atrás tiveram o sonho de se governarem a si próprios.
Três décadas atrás julgaram ter conquistado a liberdade e a igualdade perante a Lei e erigiram como máxima da nova República a regra “todos os animais são iguais”.
Chamaram a essa nova República "Democracia", que significa o governo de todos os animais, para todos os animais.
Cedo, porém, uma espécie de animais da Quinta magicou utilizar essa Democracia apenas em proveito da sua própria raça: os Porcos.
Aos poucos, os Porcos apropriaram-se do poder com o consentimento dos outros animais, que neles confiaram, julgando-os mais inteligentes e os mais capazes para governar os demais.
Vivemos agora a “República dos Porcos”. A República onde já nada parece o que é. Onde os sonhos nos foram roubados e esquecidos. Onde nos querem fazer acreditar que “as coisas são assim, porque assim têm de ser”.
Os porcos fazem agora a Lei… e alteram-na e revogam-na, a seu bel-prazer.
Agora “todos os animais são iguais… mas uns são mais iguais que outros”.
Eu sou o Zé Burro e vivo nessa República.
Três décadas atrás tiveram o sonho de se governarem a si próprios.
Três décadas atrás julgaram ter conquistado a liberdade e a igualdade perante a Lei e erigiram como máxima da nova República a regra “todos os animais são iguais”.
Chamaram a essa nova República "Democracia", que significa o governo de todos os animais, para todos os animais.
Cedo, porém, uma espécie de animais da Quinta magicou utilizar essa Democracia apenas em proveito da sua própria raça: os Porcos.
Aos poucos, os Porcos apropriaram-se do poder com o consentimento dos outros animais, que neles confiaram, julgando-os mais inteligentes e os mais capazes para governar os demais.
Vivemos agora a “República dos Porcos”. A República onde já nada parece o que é. Onde os sonhos nos foram roubados e esquecidos. Onde nos querem fazer acreditar que “as coisas são assim, porque assim têm de ser”.
Os porcos fazem agora a Lei… e alteram-na e revogam-na, a seu bel-prazer.
Agora “todos os animais são iguais… mas uns são mais iguais que outros”.
Eu sou o Zé Burro e vivo nessa República.

2 Comments:
Bom dia zé burro
Numa próxima oportunidade direi o que penso desta rés publicazinha
Por agora apenas bom dia
Oá Zé Burro daqui fala o Zé Ninguém
um destes dias escreverei alguma coisa por agora apenas queria dizer-te bom fim de semana e cuidado com elas (as Repúblicas dos porcos)
Enviar um comentário
<< Home