sábado, maio 06, 2006

“Governo quer penalizar casais sem filhos” - este o título de uma noticia da SIC.

Segundo ela, o nosso primeiro-ministro, na última reunião da concertação social, anunciou a intenção de aumentar as contribuições dos casais sem filhos e baixar os descontos para as famílias numerosas.

Segundo a mesma notícia “o objectivo é incentivar os portugueses a terem mais filhos, para que, no futuro, haja mais portugueses em idade activa e, assim, mais contribuintes para a Segurança Social.”

Tudo isto me parece de uma irracionalidade estonteante… apesar de eu ser apenas... um burro.

Alguém me explica qual a vantagem de aumentar a população dos jovens nesta Quinta se depois eles apenas vão engrossar as fileiras daqueles que já hoje não encontram emprego?

Não é sabido que mais de 480.000 animais continuam desempregados na nossa Quinta?

Não é verdade que, segundo o nosso Governo, a solução dos problemas financeiros da Quinta passa por reduzir funcionários e extinguir postos de trabalho no sector Estado?

Que é feito da “tal” promessa eleitoral do nosso Governo de criar os “tais” 150.000 novos postos de trabalho? Parece-me, a mim, que está esquecida…

Então, para quê os casais terem mais filhos?

Para quê fazer nascer mais gente nesta Quinta, se o Governo não consegue garantir emprego, que permita a esses jovens viver condignamente? Pois se, nem agora, o Governo consegue remediar o desemprego destes de 480.000. Pois se, nem sequer, é capaz de cumprir a SUA promessa dos 150.000 novos postos de trabalho.

E as Famílias? Deverão ser penalizadas por o Estado ser incapaz de lhes conceder melhores condições de vida que lhes possibilite ter mais filhos?

E o ensino e formação desses Jovens?
O Estado vai assegurar a sua educação? Desde a primária até ao ensino superior? Vai assegurar a sua gratuitidade sempre que as famílias desses Jovens não tenham rendimentos para o fazer?
E as propinas, o alojamento, a alimentação? Todos os jovens que queiram estudar vão poder faze-lo, mesmo que as suas famílias não tenham posses? Quem vai pagar?

E a saúde?
O Estado vai garantir a assistência médica, hospitalar e medicamentosa, inteiramente gratuita, para esses Jovens enquanto forem estudantes?

E… no fim dos seus estudos? O Governo vai garantir aos Jovens um emprego?

É que "mais portugueses em idade activa" não significa "mais contribuintes para a Segurança Social". Pois, toda a gente sabe, que quem não tem emprego não contribui para a segurança social !

Uma última questão:
Será moralmente aceitável uma família ser penalizada pelo seu Governo por não querer ter filhos, ou por querer ter apenas um filho? Onde está o respeito pela sua liberdade de escolha?
Será isto Constitucional?

E… já agora:
Porque não penalizar, também, todos os que não são católicos? Porque não penalizar, também, todos os que comem carne de porco? Porque não penalizar, também, todos os que são homossexuais? Porque não penalizar, também, todos os que usam cabelo comprido ou rapam a cabeça?!

Estas penalizações são tão descabidas como a anunciada pelo Governo desta Quinta. Se querem ajudar as famílias a criar os seus filhos: ajudem-nas!

Não arranjem ardis quixotescos para esmifrar mais uns tostões a quem trabalha e já vive com dificuldade nesta economia fraca e decadente, mas sempre capaz de sustentar as reformas milionárias de alguns políticos.